As empresas Eletrobras investirão R$ 21,5 milhões, o maior valor da história do programa. Esta edição, como a de 2011, contemplará três segmentos: teatro, audiovisual e patrimônio imaterial, mas também terá uma novidade – a possibilidade de participação de projetos para circulação de espetáculos.
“Incentivar a cultura é uma iniciativa que reflete a valorização da produção artística da sociedade brasileira. E o edital cultural é o meio mais transparente e democrático de fornecer a essa sociedade o que existe de melhor na área cultural”, afirmou Luiz Augusto Figueira, superintendente da Coordenação Geral da Presidência da Eletrobras.
Em 2011, a empresa investiu R$ 13,8 milhões no programa, enquanto que em 2010 o orçamento foi de R$ 15 milhões. O programa teve a primeira edição em 2009, quando contemplou somente projetos teatrais. Na ocasião, 21 foram selecionados. Em 2010, o programa foi ampliado. Nas categorias produção de espetáculos teatrais adultos, produção de longa-metragem, festivais de cinema e de teatro e patrimônio imaterial, 79 projetos foram contemplados. No ano passado, mais uma categoria foi adicionada (teatro infanto-juvenil) e 64 projetos foram selecionados.
O período de inscrições vai até 6 de dezembro (o prazo se encerra às 23h59min – horário de Brasília). O período de seleção será do dia 7 de dezembro até o dia 31 de janeiro de 2012. Os resultados serão divulgados até 1º de fevereiro de 2012, com contratações a partir de 2 de fevereiro. A inscrição será gratuita e deverá ser realizada no hotsite www.eletrobras.com/editalcultural.