É de fundamental importância que nós enquanto cidadão conscientes, Empresas, Associações, Escolas e Organizações não Governamentais como a BAOBAB, participar ativamente de Movimentos que visem o bem estar da sociedade como todo, sem distinções de raça, credo, orientação sexual e nacionalidade, propiciando transformações de ações e condutas de crianças e jovens que se encontram privados de revelar suas capacidades e habilidades inerentes, pois os apenas através de “ações” pode-se fazer algum tipo de mudança na sociedade em que vivemos. Mas a primeira transformação começar dentro de nós.O objetivo fundamental do Projeto Batuku é buscar possibilitar a sociedade como um todo e, mais precisamente, ao próprio afro-descendente um despertar do sentimento de dignidade e auto-estima através da identidade gerada pelo reconhecimento das influências africanas na cultura maranhense como uma contribuição de valor inigualável para o patrimônio cultural. O Projeto fomentará em crianças, jovens e adultos brasileiros multiculturais a capacidade de reflexão sobre as manifestações artístico culturais de origem africana assim como, a apreciação e produção destas expressões, como partes integrante da pluralidade cultural do estado do Maranhão.
O Projeto facilitará a transformação de aproximadamente 60 participantes provenientes do bairro da Cidade Operaria, através de apresentações culturais, palestras, fóruns e oficinas, esses participantes se transformarão em promotores culturais comunitários graças a uma dinâmica programática de apreciação / fruição / produção. Além de tornar-se um cidadão consciente da influência e da riqueza da cultura africana presente no Estado do Maranhão O resultado será capacitar promotores culturais que possam promover iniciativas em suas comunidades norteados por um novo conceito de Liderança orientado ao serviço à comunidade e centrado em princípios éticos e valores humanos. Uma meta principal do projeto será assegurar que cada um dos participantes esteja engajado direto ou indiretamente numa manifestação cultural.
Com isso faço um convite para todos aqueles que tem esse espírito de voluntariado e que tem a convicção que através da Educação e da Cultura essas transformações não são apenas possíveis mas, inevitáveis a participar conosco do deste projeto
Dayyán Brandão
Coord. do Projeto Batuku
Para saber mais informações e como participar do projeto entre em contato arte.baobab@gmail.com