UFMG é única do Brasil entre 58 universidades ibero-americanas que estimulam ações voluntárias; entidade quer ter mais parceiras no país
Uma rede de 58 universidades da América Latina e da Espanha que estimula o voluntariado pretende ampliar sua presença no Brasil. A tarefa de divulgar a entidade no país está a cargo do UNV (Programa dos Voluntários das Nações Unidas), ligado ao PNUD.
Atualmente, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) é a única instituição de ensino superior brasileira que faz parte da REDIVU (Rede Ibero-americana de Compromisso Social e Voluntariado Universitário), que tem o objetivo de estimular a academia a ser protagonista do desenvolvimento e da inclusão social das regiões de seu entorno.
Apesar desse cenário, o país tem um papel importante no setor, avalia a coordenadora de pesquisa da Secretaria Executiva da rede, Grazia Maria Fiore. Ela destaca as campanhas de alfabetização voluntária inspiradas em Paulo Freire e os primeiros passos do Projeto Rondon, que, entre 1967 e 1989, promoveu o contato de estudantes universitários voluntários com o interior do país.
“O Brasil tem o mérito de ter assentado as bases teóricas e práticas do extensionismo na América Latina, implementando valiosas atividades com foco no desenvolvimento inclusivo da região”, afirma.
Por conta disso, Anika Gärtner, oficial de programa do UNV no Brasil, afirma que a coordenação da REDIVU entrou em contato com a sede da agência no país para tentar aumentar a participação brasileira. “A principal dificuldade é a falta de informação sobre a rede. Antes só existia material em espanhol, mas hoje temos muita coisa em português. Já há por aqui uma visão de intercâmbio, de contato com outras universidades, então o potencial existe. E há também algumas instituições com experiência em voluntariado, então tem tudo a ver”, comenta. O UNV vai divulgar a rede em todos os seus eventos, como forma de estimular a adesão das academias.
A REDIVU foi criada em abril de 2009 por uma iniciativa de PNUD, AECID (Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento), UNV, Universidade Autônoma de Madri, Universidade Nacional Autônoma do México e União de Universidades da América Latina e do Caribe, e reúne instituições de 16 países.
Entre as atividades que desenvolve incluem-se cursos e intercâmbio de experiências presenciais e virtuais. Na área de pesquisa, o Observatório Ibero-americano de Compromisso Social e Voluntariado Universitário traz informações on-line sobre as atividades de suas afiliadas, além de oferecer dados relevantes sobre o contexto histórico, normativo e de políticas públicas sobre engajamento civil.
