segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Voluntariado é tema de mostra na internet

Programa dos Voluntários da ONU exibirá na web 12 filmes realizados por colaboradores ou inspirados em suas várias atividades pelo mundo


Reprodução / UNVCumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)requer o engajamento de milhões de pessoas. Partindo desse pressuposto, o UNV (Programa dos Voluntários das Nações Unidas) lançou em sua página na rede social Facebook uma discussão global sobre trabalho voluntário, que culminará no festival de cinema on-line 24 horas "Share the History" (Conte a História), a ser realizado em 4 de dezembro.

A iniciativa, encabeçada por 30 países, vai reunir nessa data os 12 melhores vídeos feitos por voluntários ou inspirados em suas ações pelo mundo, selecionados pelo UNV.


“O evento é aberto para que o mundo inteiro possa postar e concorrer a uma vaga no festival. Nossa ideia é que o Brasil conheça e participe. Por isso, vamos divulgar entre as agências da ONU e a pessoas aqui do país para gerar mobilização e fazermos algum vídeo”, diz Diana Karla Fonseca da Costa, assistente de operações do UNV.

Na página do Facebook da agência você pode conferir trailers de cerca de um minuto de algumas das produções que já foram selecionadas. “Mudando o Mundo On-line”, por exemplo, mostra como um colaborador que vive na Malásia ajuda uma associação de camponeses na Guatemala a redefinir a imagem dos seus produtos, enquanto outro que mora no Reino Unido coordena e ministra cursos por correspondência a refugiados de Afeganistão, Nepal e Uganda.


Já “Música Uzbeque!” revela o trabalho de jovens que atuam com a promoção da arte em diversas localidades do Uzbequistão. Em “Bem-vindo ao Kibera”, outro exemplo, um grupo de voluntários apresenta os desafios enfrentados por um milhão de habitantes de uma favela no Quênia.
“Voluntia”, por sua vez, segue um grupo de pessoas que trabalham em suas comunidades insulares do Pacífico para aumentar a conscientização sobre sexo seguro e combate a doenças como a Aids. E “Falando sobre Cólera” traz a ação da colaboradora da Cruz Vermelha Ruth Lombard Nerlande, que ensina aos desabrigados do Haiti como se proteger contra o mais recente surto de cólera do país caribenho.

Sensibilização

“A ideia é que os vídeos sirvam de exemplo do que pode ser feito por meio do voluntariado, incentivando novas pessoas que não fazem esse tipo de trabalho a se sensibilizar e a trabalhar pela causa”, completa Diana.


O festival on-line antecede as comemorações do Dia Internacional do Voluntário, em 5 de dezembro, quando uma série de colaboradores do UNV também exibirá os filmes e discutirá os enredos como parte dos eventos de celebração.


“Para atingir os ODM em nível global, os governos precisam das empresas, das ONGs e das pessoas. E em nível local, a gente percebe claramente que é necessário o envolvimento das pessoas com trabalho voluntário”, finaliza a assistente de operações do UNV.