segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

HQ com astros do futebol promove ODM

Casillas, Vieira, Ballack, Baggio, Zidane, Adebayor, Raúl, Figo, Drogba e Ronaldo. Um timaço que joga junto nas 32 páginas de um livro de quadrinhos que as Nações Unidas lançaram para mostrar às crianças a importância do cumprimento dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015).



Na história, os jogadores viajam com agentes da ONU e algumas crianças para disputar uma partida beneficente — vão de veleiro, pois nenhum evento ligado ao jogo poderia ter uso de gás carbônico. No meio do percurso o barco naufraga, e os atletas e convidados refugiam-se em uma ilha. Enquanto aguardam socorro, começam a realizar tarefas em equipe e só conseguem sobreviver graças a hábitos ligados aos oito Objetivos do Milênio.

Por exemplo, o atacante togolês Emmanuel Adebayor, recém-contratado pelo Real Madrid, explica que é impossível manter-se em pé sem água potável e comida. Já o alemão Michael Ballack, meia do Bayer Leverkusen, aponta que todos devem ter abrigo para resistir às intempéries do clima na ilha. O ex-meia italiano Roberto Baggio mais reclama do que ajuda, no início. “Que forma de interromper a aposentadoria.” Mas se redime ao mostrar uma poça de água e alertar para o perigo dos mosquitos. Patrick Vieira, volante campeão mundial em 1998 pela França, dá uma de professor ao ajudar uma criança a contar o número de peixes pescados. Raúl González, atacante do Schalke, ensina a tolerância racial a dois meninos, e Zinédine Zidane, ex-meia francês e um dos melhores jogadores da história do futebol, indica que mulheres e homens podem exercer as mesmas funções para garantir a sobrevivência do grupo. O português Luis Figo, por anos destaque do ataque do Real Madrid, dá uma aula sobre como filtrar a água. Já o marfinense Didier Drogba ensina que qualquer pessoa pode abraçar, apertar a mão e compartilhar comida com um portador de HIV sem ser infectado pelo vírus.

O brasileiro Ronaldo Nazário vira o protagonista de um jeito inusitado. Quando os astros do futebol disputam um jogo na ilha para manter a forma, o atacante do Corinthians acaba errando um chute, e a bola vai parar no mar. As equipes de resgate, que já se encontravam próximas ao local do naufrágio, encontram o objeto flutuando e logo localizam os desaparecidos.

“Estou bastante honrado por fazer parte desse livro”, afirma o goleiro espanhol Iker Casillas, que foi à cerimônia de lançamento da publicação, na última segunda-feira, em Genebra, na Suíça.

O livro, intitulado “Score the goals: teaming up to achieve the millenium development gols” (algo como “Marque os gols: juntando-se para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”), é uma iniciativa conjunta de cinco agências da ONU: o PNUD, o UNOSDP (Escritório das Nações Unidas de Esporte para Desenvolvimento e Paz, a FAO (Organização da ONU para Agricultura e Alimentação), o UNAIDS (Programa Conjunto da ONU para HIV/Aids) e o DPI (Departamento de Informação Pública).

leia a Historia
Em espanhol                            Em inglês                         Em francês