quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Peça critica fragilidade do homem moderno (MA)

O Grupo Caco de Teatro apresentará o espetáculo “O corpo descartável” hoje, às 11h, na sala de dança do Centro de Ciências Humanas (CCH), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O valor do espetáculo? É o público que decide. Os espectadores vão poder escolher quanto vale a performance. A apresentação faz parte do projeto “Quanto você pagaria para ver uma obra da arte contemporânea?”, que propõe uma reflexão do público sobre qual seria a importância dessa forma de expressão para cada pessoa.


O espetáculo traz uma crítica ao homem moderno e às suas relações efêmeras e instáveis, utilizando uma metáfora que o compara a um copo descartável, substituível e padronizado. “A idéia é gerar uma reflexão individual em quem assiste ao espetáculo, não somente apresentar uma solução para os problemas sociais”, diz o intérprete-criador do espetáculo, Yuri Azevedo.



“O corpo descartável” ainda apresenta uma preocupação com o meio ambiente de forma indireta, assim como crítica à dança clássica, que representaria uma “prisão técnica” da arte. 



A dança contemporânea permitiria dar forma e movimento à subjetividade do artista. Segundo Yuri, a apresentação definiria a visão crítica do grupo. “‘O corpo descartável’ é uma possibilidade de debatermos sobre nós mesmos e sobre nosso grupo de teatro. Nós não queremos somente vender um produto, mas manter o ideal de gritar por meio da dança e do teatro. Tirar as pessoas de seu descanso mental”, afirma ele.



As apresentações de “O corpo descartável” também acontecerão amanhã, às 15 h, e quinta-feira, às 18h, no mesmo local.



Histórico – O Caco, abreviação de Companhia de Artes Cênicas da Cidade Operária, foi montado há três anos como um grupo teatral da escola Centro de Ensino da Cidade Operária, competindo em festivais estudantis. Profissionalizou-se em 2009 e atualmente tem a direção de Renato Gomes. A companhia de teatro e dança costuma trabalhar com a representação de textos literários, como na peça “O fingidor em experimentação”, com roteiro adaptado do texto de Samir Yazbeck.



Entre os integrantes do Caco, estão atores que trabalham em outras áreas artísticas, como a atriz e também fotógrafa Geane Viana e o ator e produtor de vídeos Dione Caldas. O objetivo é enriquecer as representações da Cia. agregando a experiência artística dos participantes à sua forma de fazer teatro. O grupo já fez representações na II Feira do Livro de São Luis e competirá no Festival de Teatro de Curitiba (Fringe) em março deste ano, com o espetáculo “O fingidor em experimentação”.




Espetáculo: “O corpo descartável’



Quando: Hoje, às 11h, amanhã, às 15h e quinta-feira, às 18h.



Onde: Sala de Dança do CCH – UFMA



Preço:O público paga quanto quiser