quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Exposição itinerante dos Blocos Tradicionais em cartaz no Parque Botâncio da Vale

Com o intuito de intensificar o conhecimento da comunidade a respeito dos Blocos Tradicionais, a Fundação Municipal de Cultura (Func) e a coordenação do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) abrem nesta quarta-feira (23), às 16 horas, a 3ª Mostra Itinerante “Vai Querer?! Vai Querer?! Recortes do Universo dos Blocos Tradicionais do Maranhão”.
Instalada no Parque Botânico da Vale, a exposição reúne fotografias, instrumentos de percussão utilizados durante as apresentações e 18 fantasias completas doadas pelos blocos ao acervo da Casa do Bloco Tradicional.
A instalação permanecerá aberta à visitação pública até o dia 13 de março, sempre de terça a domingo, das 8h às 16h. A entrada é gratuita. As escolas públicas e privadas interessadas em visita monitorada, podem fazer os agendamentos pelo telefone: (98) 3218-6245.
“Essa mostra teve início na programação cultural em homenagem ao Dia Nacional do Folclore, realizada em 2010. Já esteve em exposição durante a 4ª Feira do Livro e, parte dela, está integrando a instalação “Para as Crianças? Tudo!”do fotógrafo Murilo Santos, na Galeria Zaque Pedro”, explica a coordenadora do INRC, Maria Michol Pinho de Carvalho.
O Parque Botânico da Vale está localizado na avenida dos Portugueses, s/n, Anjo da Guarda.
Título de Patrimônio - Considerando a especificidade da manifestação no Maranhão, aliada a sua marcante presença na cidade de São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, a Fundação Municipal de Cultura (Func), o Instituto de Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN, com a participação dos 48 Blocos Tradicionais e as suas entidades representativas estão desenvolvendo um trabalho de pesquisa como parte do seu processo de conhecimento e base para a instrução da sua solicitação de registro como Patrimônio Cultural do Brasil, no Livro das Formas e Expressões.