sábado, 5 de março de 2011

Objetivos do Milênio ganham as ruas do Carnaval de Salvador

Dois milhões de foliões prontos para dançar e pular, trios elétricos, cantores e artistas de diversos gêneros, todos reunidos em meio ao Carnaval de Salvador, na Bahia. A maior festa popular de rua do mundo é o cenário onde as Nações Unidas Brasil, o Instituto EcoD e o grupo EVA escolheram para atuar em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
As 8 Metas são o tema da campanha de conscientização do bloco EVA para divulgar os desafios que o Brasil e o mundo ainda têm de enfrentar até 2015. Os ODM, aprovados na Declaração do Milênio das Nações Unidas, foram propostos a partir da visão de que é possível construir um mundo mais justo e igualitário e as metas são:

A mobilização dos foliões começou já nas entregas dos abadás que foram entregues junto com o “Guia do Folião”, material distribuído para os mais de 6.000 integrantes dos blocos EVA e Nu Outro EVA, com orientações de como brincar os dias de festa com segurança, saúde e respeito ao cidadão.
No sábado de Carnaval, durante a Feijoada do EVA, os convidados receberão informações sobre a campanha dos ODM e fitinhas do Senhor do Bonfim customizadas com as Oito Metas do Milênio, levando consigo os desafios que podem ser abraçados por todos.
Durante o desfile na avenida, os blocos anunciarão os Objetivos de Desenvolvimento por meio de balões, painéis eletrônicos e informativos sendo visto por foliões na festa e também transmitido para todo Brasil e outros países via internet.

O cantor da banda EVA e um dos incentivadores da ação, Saulo Fernandes, explicou a importância da divulgação das metas no festejo: "O microfone é instrumento da arte, que tem poder transformador. No carnaval falamos pra milhões de pessoas de todos os lugares, e quando falamos sobre ações sérias e positivas, aí se faz trabalho social honesto".
Para inovar ainda mais e fortalecer a atuação de responsabilidade social, o bloco EVA apresenta outra novidade na terça-feira de Carnaval. O trio abaixará as cordas do bloco e se apresentará para a pipoca contribuindo na integração dos foliões nas ruas de Salvador